Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012



A Fortaleza de São José de Macapá localiza-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá, no Brasil.
Testemunha do vasto projeto de defesa da Amazônia desenvolvido pelo marquês de Pombal, as suas dimensões são comparáveis às do Real Forte Príncipe da Beira.
Para suceder os redutos de 1738 (Reduto do Macapá) e de 1761 (Forte do Macapá), e dar solução definitiva à fortificação da barra norte do rio Amazonas, o Governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Fernando da Costa de Ataíde Teive, dirigiu-se à vila de São José do Macapá, onde, a 2 de janeiro de 1764, em companhia do Sargento-mor Engenheiro Henrique Antônio Galucio, examinou o terreno e aprovou a planta geral da nova fortaleza (SOUZA, 1885:63; GARRIDO, 1940:26-27). Meses mais tarde, a 29 de junho nesse mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental da fortaleza, no ângulo do baluarte sob a invocação de São Pedro, na presença do governador, do Coronel Nuno da Cunha Ataíde Varona, comandante da Praça, do Sargento-mor Galucio, do Senado da Câmara e das demais autoridades civis e religiosas da vila (BARRETTO, 1958:56)...

Mais detalhes em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Macap%C3%A1#Hist.C3.B3ria

MACAPÁ

Macapá é um município e capital do estado do Amapá - Brasil. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Ademais, é a única cortada pela linha do Equador. Cidade pertencente ao estado do Amapá, no norte brasileiro, localizada na mesorregião do sul do Amapá e na microrregião de Macapá. A maior parte de seu território encontra-se acima da linha do Equador. Limita-se ao norte com o município de Ferreira Gomes, ao leste com o oceano atlântico, ao sudeste com Itaubal e ao sudoeste com Santana ( cidade com a qual é conurbada). Macapá é uma cidade bem traçada.




FONTE: http://www.achetudoeregiao.com.br/

POLÍTICA NO AMAPÁ; Escuto tanta coisa nas Radios locais que me enojam.
Por isso "me faço" com as palavras da escritora Lya Luft.

"Não dá pra arrumar tudo. Porém tem de melhorar, para que a gente durma e acorde ao menos com a sensação de quem algumas pessoas e instituições ainda se pode confiar"



Essa sensação que está acabando... :/

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vila do Mucajá-Macapá-Amapá-Brasil


www.macapalinda.blogspot.com
Vila do Mucajá. 
 
Criado pelo Programa e Aceleração do Crescimento - PAC, lançado no início de 2007 pelo presidente Lula.
É o primeiro trabalho a ser aberta e maior previsto para a área de habitação - 592 unidades habitacionais - no bairro do Beirol, construído para atender às necessidades dos moradores da Vila do Mucajá.
O Mucajá Conjunto custar quase 30 milhões, com cada quarto vindo em uma estreita custo de $ 50.000,00 foi formado em solução para um problema que preocupa as administrações públicas locais e ainda pode deixar os moradores em uma área privilegiada da cidade de Macapá.

 (FONTE: Jornal Aqui Amapá. Fotos: Bob Jack)

Village Mucajá.

Created by the Program and Accelerated Growth - CAP, launched in early 2007 by President Lula.
It is the first work to be opened and the largest planned for the area of ​​housing - 592 housing units - in the neighborhood of Beirol, built to meet the needs of the residents of the Village of Mucajá.
The Joint Mucajá cost nearly 30 million, with each room coming at a cost close to $ 50,000.00 was formed in solution to a problem that worried the local public administrations and could still leave the residents in a privileged area of the city of Macapa.

(SOURCE: Journal Here Amapá. Photos: Bob Jack)